sábado, 26 de maio de 2012


Tecido conjuntivo
O tecido conjuntivo tem a função de dar sustentação ao corpo, suas células se ligam com diferentes células preenchendo os espaços intercelulares. É originado da mesoderme, e apresenta um material extracelular  composto por proteínas, polissacarídeos e água, formando uma parte não estrutural. Apresenta uma porção constituída por fibras.
As fibras são compostas por proteínas que se distribuem formando o tecido. Essas fibras podem ser elásticas, reticulares ou apresentarem uma grande quantidade de colágeno.
* Fibras elásticas: formadas principalmente por elastina, possuem uma coloração amarelada e apresenta elasticidade.
                               
                         Fonte da imagem: http://acd.ufrj.br/labhac/figura54.htm                        
* Fibras reticulares: formadas principalmente por reticulina, sua espessura é reduzida e semelhante ao colágeno.
  
Fonte da imagem: http://acd.ufrj.br/labhac/figura109.htm
* Fibras colágenas: formada por colágeno bem resistente, é a fibra mais abundante nos tecidos conjuntivos e apresenta uma coloração esbranquiçada.


Além de dar sustentação e preenchimento aos espaços intercelulares, ele é responsável por nutrir o organismo e participar da sua defesa. A partir da composição das células e o volume de seus componentes que ficam entre a matriz extracelular podemos classificar:
- Tecido conjuntivo frouxo: Apresenta uma grande quantidade de substâncias intercelulares com fibras dispersas. Assim neste tecido encontramos todas as células que compõe o tecido conjuntivo, tais como fibroblastos, macrófagos e plasmócitos.
  
* Fibroblastos: São ativados na síntese proteica.

* Macrófagos: Responsáveis por fagocitose.

* Plasmócitos: Produzem anticorpos.


 - Tecido conjuntivo denso: Apresenta uma grande quantidade de fibras colágenas, tem alta resistência, porém pouca elasticidade. Pode ser encontrado formando tendões, ligando músculo aos ossos, ou até mesmo ossos com ossos. É dividido em:
* Não modelado: Suas fibras se encontram espalhadas.
  
* Modelado: Suas fibras sãos organizadas.
  

-  Tecido conjuntivo sanguineo: (reticular) Produzem células do sangue e dos linfócitos. Podem variar em tecido hematopoiético mieloide e tecido hematopoiético linfóide.
* Tecido hematopoiético mieloide: Sua função é produzir hemácias, algumas células de defesa e plaquetas. Encontramos esse tipo de tecido na medula óssea vermelha, mais especificamente no interior do canal medular dos ossos esponjosos.
* Tecido hematopoiético linfoide: É responsável por produzir monócitos e linfócitos, está presente em linfonodos, no baço, no timo e nas amídalas.

- Tecido conjuntivo adiposo: Tem como principal função reservar energia, auxiliar no equilibrio termico atuando como isolante e é constituido por lipídios.


- Tecido conjuntivo cartilagenoso: É formado por condroblastos e condrócitos, os condoblastos sintetizam as proteinas reduzindo a atividade metabólica passando a ser denominado condrócito. Não possuem vasos sanguineos nem nervos. 
   

- Tecido conjuntivo ósseo: É um tecido bastante rígido, formado por fibras colágenas, cálcio, osteoblastos, osteócitos e osteoclastos. 
Quando as células estão se formando elas são denominadas osteoblastos, essas que originam uma reserva de cálcio chamada de osteócitos. Já os osteoclastos destroem a matriz óssea.


Fonte:
 http://www.brasilescola.com/biologia/tecido-conjuntivo.htm
http://www.infoescola.com/biologia/tecido-conjuntivo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário