sábado, 14 de abril de 2012

Folhetos embrionarios


Embriologia: Formação dos folhetos

Segmentação ou clivagem
 Segmentação é o nome que se dá ao processo específico de divisão celular equacional (=mitose) no início do desenvolvimento embrionário, pelo qual o zigoto, também dito célula-ovo, originará a multicelulariedade do embrião. O que define como se processará uma clivagem é a quantidade de vitelos existentes e a sua distribuição dentro dos ovos. Pode ser clivagem holoblástica (ou total): igual ou desigual ou meroblástica (ou parcial): discoidal ou periférica.
Após a fecundação, o zigoto começa um processo de divisão para formar os dois primeiros segmentos, que surgem da separação da célula-ovo em duas células-filhas, que serão chamadas blastômeros. Essa divisão ocorre pelo processo de mitose, onde todas as células terão o mesmo material genético daquelas das quais se originaram.
Tipos de segmentação
Na Segmentação Total Igual, todo o zigoto sofrerá segmentação. Um zigoto dará origem a dois blastômeros. Essas divisões vão continuar, dando origem a mais duas células, e assim por diante. Esse número de células vai aumentando ate formar um aglomerado celular, que tem o nome de mórula. Essa segmentação é própria dos mamíferos, anfioxos e equinodermos, onde a quantidade igualitária de vitelo permite a formação de blastômeros do mesmo tamanho.

 




Na Segmentação Total Desigual o vitelo se mistura com o citoplasma somente no pólo vegetativo, como a mitose trabalha, ocorre mais lentamente com a presença do vitelo, os blastômeros que não o têm reproduzem-se mais, aumentando seu tamanao. Isso resulta em uma mórula com muitos micrômeros, que não possuem vitelo, e poucos macrômeros, com muito vitelos.





Segmentação Parcial Discoidal, apenas o disco de citoplasma, que fica no chamado pólo animal, sofre clivagem, no restante, não há segmentação. Esse tipo de segmentação acontece, em geral, em óvulos de répteis, aves, alguns peixes e nos mamíferos ovíparos, nessa segmentação ocorre a formação dos ovos telolécito.



A Segmentação Parcial Superficial acontece em ovos de insetos. Nela, o citoplasma fica em volta do vitelo, que fica no centro. Apenas o núcleo sofre divisões inicialmente, produzindo um cenócito. A seguir, ocorre a migração desses núcleos cenocíticos para a periferia dessa célula multinucleada, e, aí, há a celularização de cada núcleo. Depois disso, núcleo e citoplasma dividem-se mais algumas vezes, e essas células ficam, assim como o citoplasma, em volta do vitelo, criando uma corda que o envolvera. Diferente das outras segmentações, nessa, formara uma única célula, com muitos núcleos, sendo este cacho de núcleos, a mórula do zigoto nessa segmentação ocorre a formação dos avos centrolécitos.





VIDEO SOBRE TIPOS DE SEGMENTAÇAO

Nenhum comentário:

Postar um comentário