sexta-feira, 20 de abril de 2012

Formação dos folhetos 2


Ectoderma
A Ectoderma da origem ao cérebro, a medula e praticamente todas as estruturas epiteliais externas do corpo. Estes estão entre os primeiros órgãos a formar-se. O tubo neural, formado pela ectoderma, da origem ao sistema nervoso.

Mesoderma
As três partes que formam a mesoderma- epímero, mesômero e hipômero- sofrem as seguintes modificações: no epímero o celoma desaparece, podendo-se  distinguir três regiões, o dermátomo, o miótomo e o esclerótomo. O dermátomo da origem a derme, o miótomo, aos músculos estriados ou voluntários e o esclerótomo as vertebras. Na formação das vertebras, a notocorda é tomada como eixo e, numa etapa posterior desaparece.  É importante frisar que não é  a notocorda que se transforma em coluna vertebral; ela apenas serve de eixo ao longo do qual diferenciam as vertebras. Durante sua formação, as vertebras envolvem também o cordão nervoso dorsal.
O mesômero da origem aos rins e ao sistema genital. O hipômero apresenta-se ventralmente formado por duas lâminas: a somatopleura, que é a mais próxima da ectoderma, e esplancnopleura, que está em contato com a endoderme. A somatopleura dá origem à musculatura visceral, ao pericárdio (membrana que envolve o coração) e aos ossos e musculatura dos apêndices ou membros. A esplancnopleura dá origem aos músculos lisos, ao miocárdio (musculatura do coração), ao endocárdio (tecido que reveste internamente o coração) e ao endotélio dos vasos sanguíneos.
Endoderme
A endoderme dá origem ás fendas branquiais, aos pulmões e às diferentes partes do sistema digestório e suas glândulas anexas. Nos vertebrados, o blastóporo dá origem ao ânus (animal deuterostômio) e um novo orifício abre-se para formação da boca. Esta é formada ao nível de uma depressão do ectoderma, chamada estomodeu, que se encontra em contato direto com a endoderme, sem a existência de mesoderma entre os dois folhetos embrionários.


                                                                                                                          

 Fim da gástrula ocorre quando os folhetos embrionários e o nó primitivo estão formados


NEURULAÇÃO
  É a fase de formação do tubo neural, estrutura que será responsável pela gênese do sistema nervoso.
              O ectoderma do embrião situado na face dorsal, forma a placa neural, um agrupamento de células que se invaginam, formando a goteira neural e depois o tubo neural, enquanto a ectoderma se refaz. O tubo neural dará origem ao sistema nervoso central dos cordados. Juntamente com a formação do tubo neural ocorre o surgimento do mesoderma (terceiro folheto germinativo) e da notocorda, que dará origem à coluna vertebral dos cordados.
                O espaço situado no mesoderma origina o celoma, que é a cavidade geral do corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário